Plinio Ricardo ministra curso sobre processo criativo

O fotógrafo Plinio Ricardo vai compartilhar seu conhecimento sobre processo criativo em um workshop sobre o tema. A primeira turma tem início no dia 28 de novembro e terá outros quatro encontros, até o dia 19/12, no estúdio dele, no Lago Sul. Mas não se preocupe se as datas não couberem em sua agenda, porque em janeiro, ele acompanha outra turma, começando no dia 8 e indo até 2 de fevereiro, novamente com cinco encontros.

“Irei demonstrar minha técnica favorita de processo criativo e como ela tem me ajudado na construção de séries fotográficas. Durante os encontros iremos organizar o conteúdo elaborando mapas mentais.  Teremos uma conversa sobre como filosofia e mitologia influenciaram artistas ao longo da história. Sobre como podemos usufruir dessa preciosa fonte de conhecimento na construção de imagens e entendimento do nosso cotidiano“, afirma o artista, que é formado em Comunicação Social e faz parte da escola de filosofia Nova Acrópole. 

De acordo com ele, o curso se destina a pessoas que queiram ampliar seu repertório criativo, curiosos, amantes de boas imagens, fotógrafos e para quem busca aprimorar o olhar e o autoconhecimento.

O conteúdo

Um dos tópicos do curso abrange um panorama da história da fotografia, desde os primórdios até a praticidade do smartphone. Também abordará o trabalho de grandes nomes como Ansel Adams, Geraldo de Barros, Robert Frank, Henri-Cartier Bresson, Richard Avadon, Chichico Alkimin, entre outros, e os dilemas teóricos trazidos por Roland Barthes, Walter Benjamim e Susan Sontaq. 

Plinio também promoverá uma apresentação dos principais movimentos artísticos, e um debate sobre a forma possíveis para transportar a estética desses movimentos para a fotografia e sobre a obra de Franz Kafka, Gabriel García Marques, Manoel de Barros e Pedro Juan Gutierrez.

Para finalizar, o  curso terá ainda uma análise de grandes obras do cinema como 8 1/2, de Federico Fellini (1963),  2001 – Uma Odisséia no Espaço, de Stanley Kubrick (1968), Pulp Fiction, de Quentin Tarantino (1964) e A grande Beleza, de Paolo Sorrentino (2013).

A inscrição custa R$ 590 e pode ser paga em duas parcelas.

Confira as datas dos encontros
28.11
05.12
12.12
17.12
19.12
Das 19h às 22h

08.01
15.01
22.01
29.01
05.02
Das 19h às 22h

Informações:
www.plinioricardo.com.br
SHIS QI 11, Bloco O, sala 204
(61) 98107-0651

O que achou desse post?
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *